A ENTREVISTA e suas características

clip_image002

A ENTREVISTA é um texto muito utilizado na Comunicação social que serve para a transcrição do diálogo entre um entrevistador e um entrevistado.

Antes de iniciar qualquer entrevista, é necessário seleccionar :

- O TEMA

- Os objectivos da entrevista

- A pessoa a entrevistar

GUIÃO DE ENTREVISTA
Para facilitar a condução da entrevista, deve construir-se um guião que respeite alguns procedimentos:

- Elaborar perguntas de acordo com o tema, os objectivos da entrevista, as expectativas do entrevistador e de possíveis leitores, ouvintes ou espectadores.

- Construir perguntas variadas (mais abertas – O que pensa de…? – ou mais fechadas - Gosta de…?, evitando influenciar respostas e procurando alternativas para eventuais fugas ao tema)

- Adequar as perguntas ao entrevistado ( personalidade, nível etário, nível socio-cultural…) e à situação ( momento lugar ).

- Seleccionar um vocabulário claro, acessível e rigoroso.

- Estabelecer o número de perguntas e proceder à sua ordenação.

TEXTO DA ENTREVISTA

Ao passar o texto a limpo, é importante ter em conta :

- A pontuação.

- A ortografia.

-A  apresentação gráfica.

Sobre António Alves

Professor de Português (3º Ciclo e Secundário). Interessado em: e-learning, música, web 2.0, cinema, ecologia, viagens...
Esta entrada foi publicada em entrevista, Outros Textos, textos jornalísticos. ligação permanente.

53 respostas a A ENTREVISTA e suas características

  1. Maria Ferreira Lopes diz:

    bastante rica o conteúdo!

  2. Anónimo diz:

    Muito bom adorei incrivel

  3. acacio bernardo ngove diz:

    o site é muito bom! Ajudou bastante.

  4. Alcidio diz:

    Thank’s pelo help

  5. Anónimo diz:

    obrigado, isto ia sair num teste meu!

  6. Anónimo diz:

    Muito bom sem dúvida. Bom trabalho.

  7. joao pedro diz:

    o site é muito bom ajudou-me muito :-D

  8. Cyntia rosario diz:

    Amei o site. Ajudou muito

  9. Anónimo diz:

    muito obrigada mesmo tirei um 10 com o seu texto maravilhoso continue trabalhando e sempre siga em frente!

  10. Anónimo diz:

    obrigadaaa amei o site

  11. Gabriela Medeiros diz:

    Muito obrigado. :D

  12. Lia Cody diz:

    Muitooo obrigado, ajudou demais =]

  13. Anónimo diz:

    Gostei muito me ajudou no meu trabalho

  14. Estou vivo diz:

    Realmente conseguí o que queria!!! Muito obrigado…

  15. patricia diz:

    OBRIGADO.se ñ fosse vcs eu tinha tirado 0 no trabalho

  16. anonimo diz:

    essse site é muito
    bom

  17. amanda maria da silva diz:

    é muito 10 esse site

  18. maravilhas da entrevista

  19. Sancho A. Balate diz:

    Grato pelo ensinamento

  20. henrique diz:

    obrigado pela ajuda blzz

  21. muito obrigada, esse site me ajudou com o meu trabalho. estava me matando pra fazer e graçaa a vc vou tirar uma nota boa. valeu bjs

  22. Rosmaninho Telló diz:

    Oi cara, valeu, gostei muito da sua ajuda, se não fosse você… CONTINUA TRABALHANDO BEM, SIM?

  23. Gustavo Remos diz:

    Boa noite! O nome é Gustavo Remos e este site ajudou-me bastante, pois finalmente aprendi alguma coisa de português! Obrigado e continue a ensinar-me alguma coisa! :D

  24. Anónimo diz:

    isso tambem me ajudou cara!!

  25. queite diz:

    ate que me ajudou

  26. confidencial diz:

    isso me ajudou

  27. Anónimo diz:

    se ñ fossse vcs tinha tirado 0 na prova

  28. tainá diz:

    obrigado pela ajuda :D

  29. tainá diz:

    obrigado isso vai me ajudar muito :)

  30. pablo diz:

    isso vai me ajudar muito (valeu)

  31. jair diz:

    esse blogue e demais! querem tirar notas boas e só estudar aqui….

  32. Anónimo diz:

    Ana Lucia Rosa
    obrigada, pela clareza,sua ajuda contribuiu e muito para alcançar meu objetivo.

  33. Anónimo diz:

    valeu, ajudou muito :D

  34. mary diz:

    bom é um site ótimo
    me ajudou bastante a estudar para as provas obrigado

  35. REBECA diz:

    isso ajuda mto nessas tarefas chatas da escola. mais obrigado!

  36. barbara diz:

    isso me ajudou mto
    parabens pelo site inteligente!!!!!!
    um bjao

  37. deborah diz:

    esse texto me ajudou bastante e ira
    ajuda vc tambem.

  38. Obrigado! esse texto me ajudou a entende melhor um pouco desse genero!

  39. vinicius diz:

    esse texto ajudará outras pessoas assim como me ajudou!

  40. MARIA RITA diz:

    obrigado por me ajudar na minha tarefa

  41. amei ajudou muito no trabalho de escola

  42. kauane diz:

    obrigado me ajudou muito

  43. X-BOY diz:

    Obrigado!!!!! Ajudou muito…

  44. Luísa diz:

    muuito obrigada , ajudou muito (=

  45. laura diz:

    oi é otimo

  46. Mauricio Leonardo diz:

    obrigado por me ajudar !!! =)

comentário

