Os Lusíada – os deuses e suas características

[atualizado em 19.01.16]

OS DEUSES E SUAS CARACTERÍSTICAS

Lista com os deuses mais importantes da mitologia greco-latina presentes n’ Os Lusíadas, de Luís de Camões. Para que saibas quais são as suas características, aqui fica o quadro seguinte:

DEUS

AS SUAS  CARACTERÍSTICAS

APOLO

O deus do sol, da medicina, da poesia, da música, das artes; era o chefe das nove musas. Apolo era representado com uma lira na mão ou com os instrumentos próprios das artes, conduzindo o carro do sol..
 

BACO

Quando adulto, Baco conquistou a Índia e depois o Egito, sendo, todavia, pacífico e benéfico o seu domínio: ensinou a agricultura aos homens e foi o primeiro que plantou a vinha, tendo sido adorado como o deus do vinho e da alegria. Foi nas cerimónias religiosas em sua honra que nasceu o teatro.
 

CUPIDO

Presidia aos prazeres e era representado na figura de um menino nu, com arco e setas. Quem fosse alvejado com uma delas, ficava apaixonado. Filho de Marte e de Vénus.

DIANA

Deusa da caça e da castidade. Metamorfoseou Actéon em veado por tê-la visto banhar-se nua.
 

HÉRCULES

O rei de Mecenas obrigou Hércules a doze trabalhos perigosíssimos, com o desejo de vê-lo morrer num deles. Hércules, porém, venceu todos os doze obstáculos e é, por isso, considerado um exemplo de heroicidade, coragem e inteligência perante as dificuldades.
 

JÚPITER

Como seu pai, Saturno,  comia os filhos à medida que Reia os ia dando à luz. No entanto, quando foi a vez de Júpiter, Reia substituiu-o por uma pedra embrulhada, a qual Saturno imediatamente devorou. Júpiter foi levado para Creta, onde a cabra Amalteia lhe deu de mamar. Adulto, expulsou do céu o pai e casou com Juno. Reservou para si a soberania dos céus, mas deu o império das águas a Neptuno e o dos infernos a Plutão.É o senhor dos fenómenos atmosféricos, daí ser representado com um raio na mão.
 

MARTE

Deus da guerra. Presidia a todos os combates e amava apaixonadamente Vénus.Era representado na figura de um guerreiro, completamente armado, com um galo junto de si.
 

MERCÚRIO

Deus da eloquência, do comércio e dos ladrões.Era o mensageiro dos deuses, particularmente de Júpiter, que lhe colocara, na cabeça e nos calcanhares, asas para as suas ordens serem executadas com uma maior rapidez.
 

NEPTUNO

Deus do Mar. Era representado com um tridente na mão sobre um coche puxado por cavalos-marinhos.
 

THETIS

É uma das Nereidas, filha de Nereu, o velho do mar, e de Dóris.É por consequência uma divindade marinha e imortal e é a mais célebre de todas as Nereidas. Foi por ela que o Gigante Adamastor se apaixonou, sofrendo depois as pesadas consequências desse amor.
 

VÉNUS

Filha do Céu e da Terra. É a deusa do Amor e da beleza. Após o nascimento foi levada pelas Honras ao Céu, onde os deuses ficaram extasiados com tanta formosura. Vulcano recebeu-a por esposa, como prémio de haver fabricado os raios de que Júpiter necessitou, quando os Gigantes quiseram expulsá-lo do Céu.A deusa, porém, incapaz de ser fiel ao marido, procurou a companhia dos outros deuses, entre os quais Marte, de quem teve Cupido.
 

VULCANO

Deus do fogo. Quando pequeno, recebeu um pontapé do próprio pai, de que resultou ficar coxo. Era casado com Vénus e vivia nos vulcões, onde fabricava os raios para Júpiter.

Notas:

  • Para imprimires este texto, carrega AQUI.
  • Para veres um PowerPoint sobre a mitologia greco-latina n’ Os Lusíadas, carrega aqui.

 

Autor: António Alves

Professor de Português

3 thoughts on “Os Lusíada – os deuses e suas características”

comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s