Sobre a preparação dos Exames Nacionais

Os dias entre o fim das aulas e a realização dos exames nacionais são decisivos na preparação das provas. Seguem-se alguns conselhos sobre a forma de gerires bem esse tempo:

· Elabora um horário de revisões rigoroso: divide o tempo que tens disponível pelas disciplinas.

· Regista o horário das revisões numa folha distribuindo o tempo de acordo com as tuas dificuldades: dedica mais tempo às disciplinas em que estás menos preparado.

· Podes dividir os teus tempos de estudo em períodos de cerca de 50 minutos aos quais se devem seguir 10 minutos de intervalo. Atenção ao intervalo: não o prolongues para além do previsto.

· As revisões devem ser feitas a partir dos apontamentos que organizaste ao longo do ano. Ordena os teus apontamentos e resumos por disciplina para os poderes consultar facilmente. Se tiveres alguma dúvida, consulta este blogue, o teu manual ou a internet.

· Revê as provas-modelo e os exames que sairam nos anos anteriores. Procura resolvê-las no tempo previsto. Quanto mais aplicares os teus conhecimentos, mais consolidada fica a tua aprendizagem!

· Não estudes à noite até muito tarde. A partir de determinada hora o teu trabalho já não rende e se crias o hábito de adormeceres tarde, não vais conseguir adormecer cedo na véspera das provas. Deves dormir cerca de 8/9 horas por noite.

· Organiza o espaço em que vais estudar retirando todos os materiais que te possam distrair. Depois de uma sessão de estudo, deixa a secretária bem arrumada. Assim, custar-te-á menos recomeçar o teu trabalho. Procura trabalhar num ambiente sossegado sem a TV ligada! Retira o teu telemóvel do lugar onde estás a estudar. Leres e enviares mensagens durante o teu estudo impede-te a concentração. E cuidado com a net: ela deve ser uma fonte de informação e não uma distracção! Aproveita os intervalos!

. Se treinares e trabalhares tudo correrá bem. Não há razões para medos e ansiedades. Aliás, um bocadinho disso até ajuda. Deixa-te mais alerta, com adrenalina!

Lembra-te que:
· Só podes escrever o teu nome na parte destacável do cabeçalho. Se o fizeres noutro local a tua prova será anulada.

· Só podes utilizar caneta ou esferográfica de tinta azul ou preta. Não se pode utilizar corrector.

· Não podes consultar copianços nem copiar pelos colegas. A tua prova será anulada no caso de seres apanhado em falta. E lembra-te: só a tentativa de copiar cria uma situação de stress tão grande que pode comprometer o teu desempenho.

· Controla bem o teu tempo.

· Reserva algum tempo para releres a prova; assegura-te que respondeste a todas as questões.

. Por fim, volto a repetir a minha disponibilidade para vos apoiar no estudo de preparação para o exame de Língua Portuguesa. E-mail, IM, Facebook, Twitter ou na Escola, são locais onde podes tirar as tuas dúvidas.

BOM ESTUDO!

Autor: António Alves

Professor de Português

3 thoughts on “Sobre a preparação dos Exames Nacionais”

comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s